Naruto Rpg XD
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Naruto Rpg XD

um forum que vai mudar a forma de se jogar um bom rpg de interpretação!
 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» reestruturaçao do forum!
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSáb Mar 14, 2009 9:22 pm por taitori

» Aprovaçao da ficha
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSáb Jan 31, 2009 12:10 pm por Ichigo

» o q acharam do novo vizu do forum?
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeQua Jan 28, 2009 1:32 pm por Reika

» Treino com o Kakashi
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 4:59 pm por Firusfire

» Chegada de Firusfire com o Espelho de Yata
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 4:51 pm por Firusfire

» O espelho de Yata
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 4:12 pm por Firusfire

» Fic Da Leh =D
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeQua Jan 21, 2009 2:53 pm por Firusfire

» breve recesso para reforma do forum!
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeTer Jan 20, 2009 5:49 pm por taitori

» fic de taitori!!! entre que quizer!
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeTer Jan 20, 2009 5:28 pm por taitori

Patrocinadores
Jutsus Raiton
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 8:56 pm por Hyuuga Rafa
IMPORTANTE: Todas as técnicas Raiton automaticamente obtêm vantagem sobre técnicas Suiton, não importando o nível das técnicas. O dano será da técnica Raiton +50% do dano do Suiton, pela condução da eletricidade em ambientes molhados. Também obtêm vantagem sobre técnicas de elemento Doton, neutralizando seus efeitos. Têm desvantagem automática sob técnicas Fuuton

Caso o dano não seja detalhado …


[ Leitura completa ]
Comentários: 1
Portoes Celestiais
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:15 pm por Hyuuga Rafa
Como funciona os portões de chakra.

Quando falamos em portões de chakra falamos do fluxo de chakra no corpo do shinobi, esse mesmo que ao serem abertos dão velocidade e força a um shinobi além de sua capacidade para conseguir tais habilidades um preço deve ser pago o shinobi tem danos serios em todo o seu corpo a cada portão que é aberto. Quando um shinobi se atreve a abrir 8 portões o seus …

[ Leitura completa ]
Comentários: 1
Kugujutsus
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:18 pm por Hyuuga Rafa
OBS: Lembrando que também é necessário que a pessoa possua o estilo de luta das marionetes, descrito no tópico de estilos de luta.
E não pode ter clã você deve ser unico usuario de marionete.
Assim ganha vantagens com isso.
Shinobis de clã não podem ter marionetes.
Os usuarios de marionete devem criar suas proprias marionetes, para não parecer com nenhuma, sendo usuario de marionete o …

[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Fuuinjutsu
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:18 pm por Hyuuga Rafa
Fuuinjutsu

Fuuinjutsu são jutsos de selamento que prendem elementos, demônios e espíritos dentro de recipientes, que geralmente são pessoas.

Fuuja Houin: Supressor do mal
Descrição: Usado para contra-atacar os efeitos de um selo amaldiçoado. Para executar essa técnica, o ninja deve escrever inscrições no chão e no corpo da pessoa, fazendo um círculo em volta dela, ligando com o selo. Com …

[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Estilos de luta
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:16 pm por Hyuuga Rafa
Teken:
Estilo de luta natural de uma pessoa quando não se tem um estilo em especial, todos começam com esse estilo.
requrimento: inicial

Touken chikara: Dano com força
Estilo de luta ensina por grandes usuarios de taijutsu, cada golpe desse tecnica inflige danos internos e doloridos, atacando com força os golpes são muito doloridos para o adversairo.
Requerimentos: Taijutsu 05, Força …

[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Taijutsu...
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:12 pm por Hyuuga Rafa
Nawanuke no Jutsu:
Técnica usada para escapar de linhas cordas ou algemas, consiste em danificar um pequeno ponto do que quer que esteja prendendo o shinobi e assim desmantelar todo material. Toma bastante tempo se o sistema for muito complexo.
Requerimentos: Ninjutsu 01, Taijutsu 02.
Gasto: 5 de ST.

Youjitsuba:
Manobra simples de taijutsu a qual o ninja atira um palito de dentes que …

[ Leitura completa ]
Comentários: 1
Genjutsus.
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:09 pm por Hyuuga Rafa
Obs: todos os genjutsu podem ser quebrados com kai e reversados com gae, dentre ele os musicais também. Se um bunshin fizer um gen e o adversário o reversa o efeito vai diretamente para o usuário e não para o bunshin.
Genjutsus musicais tem abrangência em toda área de jogo.

Kai:
O jutsu inicial de genjutsu consiste em cancelar qualquer genjutsu em que o usuário tenha caído. Para que o Kai …

[ Leitura completa ]
Comentários: 1
Jutsus Fuuton
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:07 pm por Hyuuga Rafa
Fuuton, Reppuushou.
Um jutsu em que o usuário concentra uma grande quantidade de chakra do tipo Fuuton nas palmas de sua mão e, logo depois, dá um forte golpe para a frente com a palma aberta, assim liberando uma grande esfera de ar comprensado, que pode jogar se alvo longe e causar uma boa quantidade de dano.
Requerimentos: Ninjutsu 25.
Gasto: 15% de CH e 8% de ST.

Fuuton, Zankuuha:
Ao …

[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Jutsus Mokuton
Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Jun 22, 2008 9:05 pm por Hyuuga Rafa
Mokuton, Ochibaki Kana:
Após fazer o Mokuton, Jyukai Koudan, o usuário faz com que as folhas das árvores fiquem secas e caem, criando uma grande área coberta por muitas folhas altamente inflamáveis. Depois de utilizar um jutsu de fogo ou conseguir incendiar uma pequena parte das folhas as chamas se alastram rapidamente criando um verdadeiro inferno.
Requerimentos: Ninjutsu 90.
Gasto: 40 de …

[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Top dos mais postadores
lehatake
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
Uchiha Kai
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
Uchiha Madara
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
Uchiha Sasame
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
Hyuuga Yusei
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
Senju Hashirama
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
flavio
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
hikari_bia
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
Firusfire
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
gui__skt
Uma saída sem esclarecimentos I_vote_lcapUma saída sem esclarecimentos I_voting_barUma saída sem esclarecimentos I_vote_rcap 
Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 231 em Dom Abr 11, 2021 4:33 am

 

 Uma saída sem esclarecimentos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeTer Set 30, 2008 12:31 pm

Com pressa incomum, Kai sai da vila carregando seus equipamentos. Ele parece estar se disfarçando, usando uma capa negra com barras vermelhas e uma gola alta, muito semelhante à da Akatsuki. Carrega a espada sobre o ombro, do mesmo modo que Kisame fazia, e mantém seu hitaiate quasae sobre os olhos, de modo que apenas se pode reconhecê-lo olhando seu cabelo, já que seu rosto está encoberto pela gola da capa e pelo hitaiate. Ele deixa um recado para Sasame-chan com os guardas e parte

-Eu estou saindo numa missão, e não tenho previsão de volta. Me mantenham a par de tudo, ok? Não quero alarde sobre minha saída. Estou deixando uns KBs, qualquer coisa, falem com eles... E entreguem isso a Sasame-chan, tá legal?? Muito obrigado, rapazes...

E desaparece lentamente na estrada
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
flavio
Um dos melhores
flavio


Número de Mensagens : 236
Idade : 29
Humor : engraçadinho
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue0/0Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (0/0)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeTer Set 30, 2008 2:44 pm

apareço na frente do kai saindo da tera e falo para ae sensei posso ir nessa missão posso muito bem me disfarça calma ae me mostra uma foto de um dos menbros da akatsuki vivo ?
Ir para o topo Ir para baixo
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeTer Set 30, 2008 2:47 pm

-Não sei quais estão vivos ainda... Mas todo cuidado é pouco, garoto... Se você não tem medo de morrer, então vamos!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
flavio
Um dos melhores
flavio


Número de Mensagens : 236
Idade : 29
Humor : engraçadinho
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue0/0Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (0/0)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeTer Set 30, 2008 2:53 pm

vamos eu me disfarço de Itachi faço uma espada de madeira bastante resistente e faço essa espada q quando corta alugém deixa uma semente no corpo do inimigo
OFFae kai essa espada é especial eu combinei meu justu das sementes infinitas q tira chakra e minha habilidade de fazer armas com mokuton e fiz uma espada q tira chakra ok
Ir para o topo Ir para baixo
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeTer Set 30, 2008 8:16 pm

E eles se vão, sem nem mesmo Kai contar a Kenchi sobre o destino

"Hum... Vamos ver... Eles não podem ter ido muito longe... Vamos começar por Amegakure... Lá pode ser que encontremos eles... Eu nõ devia ter deixado o garoto vir junto... Ele pode morrer..."

Depois de uns 3 dias de caminhada, ele finalmente chegam a Amegakure, onde Kai disfarça seu hitaiate antes de entrar na vila, e orienta Kenchi a fazer o mesmo...

-Fique calmo, evite encrenca, não olhe muito para as pessoas, e finja que está aqui apenas pra uma coisa, e não se desconcentre, ok?? Senão estaremos perdidos... E dá um jeito nessa espada!!

Dito isso, Kenchi vê o sensei apertar com muita firmeza o cabo da Katana, preparado para o pior
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeQua Out 01, 2008 8:24 pm

-Então, temos um intruso aqui...

Um ninja que estava seguindo os dois revela-se

-Vocês não são da Akatsuki, certo?? A roupa é direfente. E esse ninja, parece muito com Hatake Kakashi, tem o mesmo cabelo, e não seria uma mera coincidência... Então, vocês são de Konoha, como eu suspeitava, e acho que irei eliminar os dois agora mesmo...

E de surpresa, uma enorme torrente de água acerta os dois, atirando-os para longe
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
flavio
Um dos melhores
flavio


Número de Mensagens : 236
Idade : 29
Humor : engraçadinho
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue0/0Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (0/0)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSáb Out 04, 2008 6:59 am

antes disso tudo kenchi faz o mesmo q o kai segura a espada para o pior e disfarça seu hitaiate
Ir para o topo Ir para baixo
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Out 05, 2008 7:45 pm

-Vamos!! Eu quero uma luta decente!! Nâo me desapontem!!!

Ele novamente ataca os dois com uma torrente de água
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeDom Out 05, 2008 7:49 pm

Kai ergue-se, e com uma expressão de profunda raiva, e investe contra o ninja, acertando um potente soco em seu queixo, atirando-o longe, e deixando-o tonto

-Ok, então, faremos você se divertir...

E faz um selo diferente com as mãos
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
flavio
Um dos melhores
flavio


Número de Mensagens : 236
Idade : 29
Humor : engraçadinho
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue0/0Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (0/0)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSeg Out 06, 2008 3:42 pm

Kenchi prende o ninja com seu mokuton e para ele não escapar do jutsu de kai

Kechi espera o kai sensei matar o ninja
Ir para o topo Ir para baixo
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeSeg Out 06, 2008 8:08 pm

De repente, e interrompendo Kai, o ninja que estava preso se desfaz em água, e o original vai em direção a Kenchi, derrubando-o com um potente golpe. Depois, vira-se e corre até Kai, tentando acertá-lo com uma espécie de espada de água, que Kai consegue se desviar, mas ainda assim, leva um corte no braço, e se espanta com o resultado, mais afiado que uma espada comum

"Não vai ser fácil, estranhamente, meu genjutsu não funcionou quando trocamos olhares... O que é esse cara??? Apenas Senjus e Hyuugas não são afetados pelo meu Sharingan... Então, lutaremos até que de igual pra igual..."

Ele vê Kenchi no chão, e começa a pensar rapidamente em alguma estratégia. Com grande rapidez, faz um KB, que ocupa o lugar do gennin, outro KB que o retira dali, e mais um, que entra na terra, para um ataque surpresa. E o original, apenas espera o momento certo, olhando diretamente nos olhos do inimigo, que ainda parece não se afetar pelo Doujutsu
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
Uchiha Kai
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Atualmente, o segundo melhor ninja em Konoha (ou o melhor...)
Uchiha Kai


Número de Mensagens : 763
Idade : 32
Humor : V2.0: Mais simpático, mais malvado, mais filho-da-mãe com vocês, mas talvez ainda o mesmo de antes
Data de inscrição : 22/06/2008

Ficha do personagem
Experiencia:
Uma saída sem esclarecimentos Left_bar_bleue2500/2500Uma saída sem esclarecimentos Empty_bar_bleue  (2500/2500)
Ficha:

Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitimeQua Out 08, 2008 1:17 pm

O ninja ataca Kenchi no chão (na verdade, é o KB), e é pego na armadilha. Ele desaparece e agarra o ninja. O outro KB escondido na terra, é surpreendido por uma repentina onda elétrica, e explode sem nem ter subido. O que segurava o ninja também explode. Ele puxa uma grande kunai, a recobre com chakra e avança em Kai, que apenas espera. Então, Kai também ataca. Levanta a espada com o braço direito, e com o esquerdo faz um Raikiri, e os dois se chocam. Um grande clarão toma conta do local. Passado tudo, Kai está ajoelhado, com a lâmina inteira de uma kunai no ombro, e o ninja está deitado, com duas perfurações; uma simples, e outra enorme. Com esforço, mas com a ajuda de Kenchi, que o ampara, ele se levanta, e decide que devem voltar à vila, pois podem não terminar a tal missão. Então eles voltam a Konoha. Kai fica intrigado, pois no momento em que iria acertar o ninja, ele estaria desviando, e Kai erraria, mas acertou... Depois Kenchi fala que usou seu Mokuton para prender um pé dele no último momento, dando a Kai a chance de terminar com a luta
Ir para o topo Ir para baixo
https://narutorpgxd.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Uma saída sem esclarecimentos Empty
MensagemAssunto: Re: Uma saída sem esclarecimentos   Uma saída sem esclarecimentos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Uma saída sem esclarecimentos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Saida de Kenny de Oto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Naruto Rpg XD :: Konoha :: Praça de Konoha-
Ir para: